terça-feira, 26 de maio de 2009

Brincando e aprendendo com sucata - Turma C1

Quem disse que sucata não chama a atenção das crianças está muito enganado!
Sucata não é qualquer lixo. É um lixo selecionado, limpo e reaproveitado. Para as crianças é usado para representar algo real ou criar algo imaginário. Elas não precisam de brinquedos sofisticados, pois se divertem com materiais simples como: latinhas, caixas, tampas, garrafas, potes, entre outros. A turminha de 1 ano explorou este material muito bem. No primeiro momento ficaram um tanto curiosos e apenas ficaram analisando o material.

Olharam dentro deles.

Abriram as tampas.

Sacudiram, apertaram, alguns materiais como as garrafas amassavam, mas as latas não, porque eram mais duras.

Logo após, descobriram brincadeiras diferantes para estes materiais. Lucas brincou de derramar o refri de uma garrafa para a outra.

O Cassiano encontrou dois potes iguais e ficou os observando por um longo tempo. Nicoli colocou tampinhas dentro do pote de amaciante e tentava tirá-las.

Nícolas tentou colocar os dois potes dentro da latinha, será que tem espaço?.

Brincaram de fazer comidinha.

Samuel e Nícolas empilharam alguns potes e conseguiram depois de várias tentativas, parabéns!

Thiago tentou subir nas latinhas, conseguiu quando a colega lhe ajudou, até fez pose para foto!

Depois, Emilly, Andrew e Nícolas também tentaram.

A Emilly demonstrou bom equilíbrio.

O "faz de conta" estava bem presente nas brincadeiras. Cassiano e Nicole colocaram creme no copo.

Descobriram que alguns materiais rolavam no chão...outros não.

Procuraram encaixar diferentes potes, observando os seus tamanhos.

Samuel começou a bater os potes.
Que som legal!

Bruno gostou e acompanhou Samuel.

Será que esta tampa serve neste pote??

Nesse momento tão fascinante de brincadeiras, a criança desenvolve a sua criatividade, imaginação, coordenação motora, linguagem oral, organização, consciência ambiental, percepção tátil e visual.
Professoras Marisa Kortz e Sueli


Nenhum comentário:

Postar um comentário