quinta-feira, 30 de abril de 2009

A viagem pelo mundo dos alimentos - turma 5 anos

Neste primeiro semestre de 2009, nossa turma engajou-se em um grande projeto sobre o corpo humano. Iniciamos nossos estudos pelo rosto. Até o presente momento estudamos a boca e o que tem dentro dela, ou seja, os dentes e a língua. Depois de descobrirmos a utilidade e a importância deles, iniciamos nossa viagem pelo mundo dos alimentos.
A fim de ilustrar o que estamos estudando, fomos ao teatro na terça-feira, dia 28 de abril. O Grupo Luz e Cena fez uma apresentação inesquecível no Centro de Cultura chamada “Salada Mista” que tratava justamente da boa e saudável alimentação. Foi um ótimo passeio onde, além de aprendermos muito, também nos divertimos!
Abaixo, um pequeno resumo das curiosidades que descobrimos nestes meses de março e abril:
*Os dentes são formados por várias camadas: a bem de fora é o esmalte, por dentro, a dentina e bem no meio a polpa (quando o dente dói é porque a cárie já chegou nesta última camada)
*A parte que enxergamos do dente é chamada de coroa e a parte que fica escondidinha na gengiva é a raiz.
*Os dentes são diferentes porque cada um serve para uma coisa: os dentes da frente (incisivos) cortam o alimento. Os “dentes de vampiro” (caninos) rasgam. Os mais do fundo (pré-molares) esmagam e moem os alimentos. Por fim, os do fundão (molares) servem para triturar.
*A principal doença dos dentes é a cárie, que é provocada pelo excesso de doces e má alimentação em geral, além da falta de higiene adequada.
*A higiene nos dentes deve ser feita após cada refeição, utilizando escova, creme e fio dental.
*A visita ao dentista deve acontecer como prevenção, para aplicação de flúor, não somente quando o dente está doendo.
*É muito importante cuidar dos dentes de leite pois eles servirão de guias para os dentes permanentes.
*Vale sempre lembrar que o uso de bico e mamadeira por tempo prolongado, além de não ser mais necessário para criança, aumenta o risco de cárie e pode deixar os dentes “tortos”.
*Caso algum dia haja um acidente e, um ou mais dentinhos cheguem a cair ou quebrar, é recomendável guardar o fragmento ou mesmo o dente inteiro em um pouco de leite ou soro fisiológico e procurar um dentista com urgência.
*A língua também necessita de cuidados, deve ser limpa com a escova de dentes após cada refeição.
*Além de ser muito importante por levar os alimentos através da boca a fim de que circulem por todos os dentes, a língua é fundamental para a fala.
*As letras L, S e o Z dependem basicamente da língua para serem pronunciadas. O B e o P dependem de um obstáculo exercido pelos lábios e o D e o T pelos dentes.
*A língua é responsável também pelos sabores que sentimos (paladar). Os quatros sabores básicos – doce, salgado, azedo e amargo – são sentidos através das “papilas gustativas” que estão posicionadas na parte superior da língua.
*Na boca também existe a saliva. “Aguinha” responsável pela primeira etapa da digestão, além de proteger a boca de diversos germes. Em um dia podemos “produzir” até um litro e meio de saliva.










Bom, agora vamos seguir nossos estudos sobre a alimentação, vitaminas...Mandaremos notícias!
Jardim Nível 5 e Profe Meire



Nenhum comentário:

Postar um comentário