sábado, 14 de fevereiro de 2009

Adaptação, um tempo especial!

Para algumas crianças, é a primeira vez que frequentam a escola, será um ano novo, diferente, cheio de boas e agradáveis surpresas. Para alguns pais também é a primeira vez que delegam os cuidados do filho (a) a outras pessoas, difícil controlar a expectativa e a ansiedade...
Para tantas outras crianças e pais, é só mais um ano que recomeça de muito estudo e trabalho. Acostumados ao dia a dia corrido e as peculiaridades da convivência que une família e escola. Mesmo para estes, a adaptação do início do ano também é fundamental: a sala normalmente é outra, a professora mudou e novos colegas a esperam.
Ficamos felizes em ter seu (sua) filho (a) em nossa escola e, para que este início de ano se dê de maneira tranquila há uma Equipe Escolar preparada para ajudá-los, e atender as necessidades de seu(sua) filho(a), da melhor maneira possível, disposta a esclarecer suas dúvidas e explicitar-lhes nossa rotina.
Seguem abaixo algumas dicas para este período de adaptação, que é fundamental e imprescindível:

  1. Vocês, pais e responsáveis, influenciarão diretamente para que seu (sua) filho(a) adapte-se ao grupo. Mostre-se seguro e confiante. Tenha a certeza de que ele (ela) ficará bem!
  2. Convide seu (sua) filho(a) para vir à escola e nunca pergunte se ele quer vir. Caso ele(ela) responda que não, explique que será muito bom vir à escola, que ele encontrará novos amiguinhos, que terá muitos brinquedos novos neste espaço e que as professoras vão ensinar brincadeiras bem legais. Mesmo a criança não querendo vir, traga-a para a escola. Se você ceder ela saberá que você está inseguro e sua adaptação será mais difícil.
  3. Na vinda à escola é importante trazer a criança mais solta, caminhando. Evite dar colo e tratá-la como bebê ( caso já caminhe).
  4. Os pais devem demonstrar a criança que querem realmente deixá-la neste espaço porque será bom. Nunca traga seu filho se não estiver certo de sua escolha, demonstrando insegurança.
  5. Nos primeiros dias, os pais permanecerão algum tempo nas dependências da escola, conforme orientação da professora e de acordo com o comportamento que a criança apresentar. Explicar para criança que ela ficará na escola, mas que logo você virá buscá-la. Mesmo que a criança chore, é importante que você não minta para ela, portanto, não saia escondido.
  6. Procure dar tchau somente uma vez. Se você ficar dando tchau várias vezes transmitirá insegurança. Evite ficar espiando pelas janelas da sala ou passando pela rua propositadamente quando a criança estiver no pátio.
  7. A adaptação acontece de forma gradativa, em curtos períodos por dia. Isso se faz necessário para que a criança vá conhecendo os espaços e as pessoas deste novo ambiente sentindo-se mais segura e a vontade.
  8. Deixe sempre telefones de contato atualizados e ativos para que possamos ligar se necessário. De qualquer forma, sintam-se a vontade em ligar para escola para saber de seu filho(a). Tenham a certeza de que vocês terão informações reais sobre ele (ela).

    Juntas, família e escola, vamos oferecer o melhor para nossas crianças, sempre os tratando com muito carinho e respeito, visando um futuro pleno e feliz!
    Atenciosamente
    Equipe da EMEI Peter Pan

Um comentário:

  1. ISSO E QUE E SER CHIQUE, RSRSRSR,
    PARABENS PELO BLOG.
    POR ISSO QUE EU ADORO TANTO ESSA FAMILIA PETER PAN, VCS SÃO D MAIS

    LEIA.

    ResponderExcluir