Que alegria poder começar o ano letivo com a escola cheia de crianças!
As professoras da Peter estavam ansiosas e prepararam tudo para receber os pequenos com alegria e amor.
Os espaços (contextos) da nossa sala foram pensados para que a criança tenha uma experiência cheia de significado, onde possa atuar, interagir e até mesmo ressignificá-los.
A casinha é um espaço que atrai muito os pequenos, e conta com materiais reais e não somente de brinquedo, como panelas e colheres de inox, colheres de pau, potes, cafeteira, bule, vassoura, ferro de passar... Ainda compondo a casinha, temos o nosso closet (armário), com óculos, roupas, acessórios, embalagens vazias de cosmético. O espaço é amplo, o que possibilita que a criança atue em grupo, enriquecendo ainda mais a brincadeira.
O contexto da construção conta com blocos que são pequenos tijolos, animais em miniatura, carrinho de mão e tatame. Os materiais ficam organizados de modo a instigar a criança a interagir nele, fazendo modificações e incorporando outros objetos.
Os jogos e brinquedos ficam na altura da criança para que elas tenham autonomia e sejam protagonistas do seu brincar, escolhendo e selecionando os materiais de seu interesse. O tapete da sala possibilita muitas atividades, e uma delas é o descanso entre as brincadeiras.
O contexto dos riscantes oferece materiais diversificados, como folhas de ofício, papelão, cartolina, giz de cera separados por cores e canetinhas. Na arrumação do espaço, a separação das cores é um momento divertido e significativo para as crianças.
O contexto do escritório conta com alguns objetos de uso adulto, como tablet, notebook, teclado de computador, mouse, celular, bloco de notas e canetas. Nesse espaço, surgem diálogos riquíssimos e encenações onde cada criança representa um papel, fomentando ainda mais o desenvolvimento da linguagem, da comunicação verbal e não verbal e das habilidades sociais.
Ambientes potentes tem papel importante no crescimento, no desenvolvimento e nas aprendizagens das crianças, bem como no processo de se constituírem enquanto sujeitos, construindo um modo único de ser.
Que seja um ano maravilhoso!
Um abraço,
Profe Carol
Nenhum comentário:
Postar um comentário