Páginas

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Hora do Conto João e Maria com FE 1 e 2 anos

Vejo que a história "João e Maria" é muito "pesada" para esta faixa etária, por isso faço uma adaptação da história dos livros e nesta minha história tem papai e mamãe e que os irmãos acabam se perdendo de seus pais na floresta enquanto brincavam. É claro que também tem um final feliz, muito feliz!
Utilizei materiais diferenciados para este momento, mas não dispensei o livro, ferramenta importante onde observaram as imagens durante o conto.


 No final da história todos brincaram com os personagens!
 E até a bruxa passou de mão em mão!

 A FE 1 ano ficou atenta a história


 A Laura disse que a "Bruxa tem um nariz muito comprido"!
 O Wesley e o Andrews também ficaram curiosos com a bruxa!
 E a Emilye ficou com um pouco de medo, mas mesmo assim pegou a bruxa bem rapidinho!
Muito legal turminhas, até a próxima!
Mais fotos aqui:

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Jogo das Quantidades

Nossa turma está cada vez mais craque em matemática! E melhor que isso, está cada dia mais interessada  em aprender os números e as quantidades.
E que forma melhor de aprender do que brincando?
Jogo das Quantidades é feito com caixas de fósforos e objetos do cotidiano das crianças. Muito fácil de fazer e desenvolve vários aspectos lógico-matemáticos (correspondência 1 a 1, contagem de elementos, grafia do numeral, posição e ordem numérica...).
 As caixinhas foram espalhadas pela mesa para que pudéssemos explorar os numerais que aparecem nelas.
 Um aluno por vez abria a caixinha e, coletivamente, fazíamos a contagem dos elementos, relacionando ao numeral fixado na tampa.




 1 borboleta, 2 olhinhos, 3 conchinhas, 4 barquinhos de papel, 5 milhos de EVA, 6 gizes de cera, 7 topinhos de crepon, 8 pazinhas de sorvete, 9 palitos de fósforo, 10 clips de papel.
 Cada aluno pegou da mão da profe uma ficha, contendo no lado de baixo um numeral.
 Nessa ficha, deveriam fazer a representação da quantidade através de desenho, de acordo com os elementos de cada caixinha. Não foi tão simples assim, pois primeiro deveriam encontrar a caixa com o mesmo numeral de sua ficha!!! Difícil nada...foi moleza!
Quem quisesse, poderia usar a caixinha como auxílio. Claro que todos quiseram, porque "ver com as mãos" é bem melhor do que ver com os olhos!

Profe Carol

25 de Outubro - Dia da Saúde Bucal


A Faixa Etária 5 da Peter sabe há tempos que cuidar bem dos dentes é fundamental para a saúde e autoestima. Nesse dia especial reforçamos essa ideia, tentando atingir também as famílias no que diz respeito ao incentivo à higiene bucal.
 Inauguramos a nova pia da escola, que fica nos fundos, perto da pracinha e  - que bom!!! - bem pertinho da nossa sala!
Todos juntos, relembramos a forma correta e saudável de fazer a escovação ("trenzinho" e "bolinha"), nunca esquecendo da língua e nem mordendo a escova.
 De lembrança, cada aluno levou para casa duas escovas de dente. Dá pra deixar uma em casa e a outra na casa da vó, ou da tia, ou do amigo....
Pais! Estejam conscientes de seu papel no acompanhamento da escovação do seu filho. E lembrem-se: a escovação principal deve acontecer em casa.
E amanhã (sexta, 26/10) tem texto especial na Sacolinha Viajante. Não deixem de ler e comentar com seu filho!

Profe Carol

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

A Primavera Chegou colorindo a Peter


Primavera é quando, num pedacinho da Terra, as flores se abrem,
o sol fica mais forte e a vida fica mais alegre.
Quando, num canto da Terra, se faz primavera, nos outros cantos se faz verão,
inverno e outono.
Das quatro estações, a primavera é a mais bonita, porque colore a terra, perfuma o ar
e contagia os corações sensíveis com sua alegria.
A primavera é uma boa época para renovar o espírito, assim como as flores se renovam.
E de colher os frutos e semear a terra.
Semear a terra sempre, pois isso significa mantê-la sempre fértil.
E de terra fértil, sempre brota a vida.
Bom seria se a primavera acontecesse o tempo todo, em todos os
corações humanos… florescendo, enfim, na forma de atos,
palavras e pensamentos, sempre positivos…
Se cada ser vivente, fosse como uma flor, bela, pura e
cheirosa, toda a Terra viveria uma eterna primavera…
Depende de cada um, fazer do próprio coração, a terra…
semeá-lo e cuidá-lo, para cultivar o espírito da primavera, todo o tempo…
em qualquer estação…
Feliz Primavera a todos!

Hora do Conto "O Porquinho Cor de Rosa"-FE 5 anos

O Porquinho Cor de Rosa
Era uma vez uma mamãe pata que tinha cinco filhotes. Quatro deles eram os patinhos mais lindinhos, fofinhos e amarelinhos que você pode imaginar.
Mas o quinto era cor de rosa, tinha focinho e um rabinho enrolado.
“Ele é muito crescido para a sua idade”, pensava mamãe pata. “Será que ele é um filhote de peru como todos dizem?”
Mamãe pata levou seus filhotes para a aula de natação no lago. Todos os patinhos pularam logo na água, até o cor de rosa, apesar de ele não nadar tão bem como seus irmãos.
“Bem, aquele patinho com certeza não é um peru!”, pensou sua mãe.
No dia seguinte, chegou a hora de grasnar. Mamãe pata soltou um QUAC e cada um de seus filhotes a imitou.
Mas, quando chegou a vez do "patinho" cor de rosa, no lugar de QUAC, ouviu-se ÓINC!
―Ele não é um pato! –gritaram todos. ―Ele é um porquinho, e não pertence ao nosso meio!
E, assim dizendo, enxotaram o porquinho dali.
Cansado, faminto e abandonado, o porquinho vagou durante vários dias em busca de um novo lar.
Mas nem o passarinho lhe dava atenção.
―Suma daqui, seu porquinho! – gritavam, assim que o viam.
Um dia, o porquinho chegou a uma fazenda, e viu alguns porcos.
Aproximando deles falou:
― Eu sei que sou um porquinho feio, mas será que posso ficar aqui, morando com vocês?
― Um porquinho feio?! – eles exclamaram.
―Você é o porco mais lindo que já vimos!
E, daquele dia em diante, ele viveu feliz para sempre.
(Sugald Steer – São Paulo: Brinque-Book,1999)

Quando entro na sala com material para a hora do conto, as crianças logo questionam "Que história a profe vai contar?", ficam na expectativa!
A história contada é um pouco triste, mas com final feliz. E trouxe várias questões para discutirmos sobre nossas diferenças, comportamento, respeito e família. A turma é bastante participativa e todos contribuíram com sua fala.
Após a história confeccionamos o porquinho com balão e colagem de jornal picado com muitas camadas.
Utilizamos rolos de papel higienico para as orelhas, focinho, patas e rabinho. E mais colagem de camadas de papel picado de jornal.
Hummm, agora é pintar com cola tempera na cor do porquinho da história!

Pintar o focinho

A boca
As patinhas



Os olhos, primeiro desenhar,
recortar


e colar


E está pronto, ficou lindo!
Parabéns para a turminha pela dedicação!
O porquinho está na sala e faz parte dos brinquedos do dia-dia.
Profª Marisa
Mais fotos aqui: