quinta-feira, 30 de abril de 2009

A viagem pelo mundo dos alimentos - turma 5 anos

Neste primeiro semestre de 2009, nossa turma engajou-se em um grande projeto sobre o corpo humano. Iniciamos nossos estudos pelo rosto. Até o presente momento estudamos a boca e o que tem dentro dela, ou seja, os dentes e a língua. Depois de descobrirmos a utilidade e a importância deles, iniciamos nossa viagem pelo mundo dos alimentos.
A fim de ilustrar o que estamos estudando, fomos ao teatro na terça-feira, dia 28 de abril. O Grupo Luz e Cena fez uma apresentação inesquecível no Centro de Cultura chamada “Salada Mista” que tratava justamente da boa e saudável alimentação. Foi um ótimo passeio onde, além de aprendermos muito, também nos divertimos!
Abaixo, um pequeno resumo das curiosidades que descobrimos nestes meses de março e abril:
*Os dentes são formados por várias camadas: a bem de fora é o esmalte, por dentro, a dentina e bem no meio a polpa (quando o dente dói é porque a cárie já chegou nesta última camada)
*A parte que enxergamos do dente é chamada de coroa e a parte que fica escondidinha na gengiva é a raiz.
*Os dentes são diferentes porque cada um serve para uma coisa: os dentes da frente (incisivos) cortam o alimento. Os “dentes de vampiro” (caninos) rasgam. Os mais do fundo (pré-molares) esmagam e moem os alimentos. Por fim, os do fundão (molares) servem para triturar.
*A principal doença dos dentes é a cárie, que é provocada pelo excesso de doces e má alimentação em geral, além da falta de higiene adequada.
*A higiene nos dentes deve ser feita após cada refeição, utilizando escova, creme e fio dental.
*A visita ao dentista deve acontecer como prevenção, para aplicação de flúor, não somente quando o dente está doendo.
*É muito importante cuidar dos dentes de leite pois eles servirão de guias para os dentes permanentes.
*Vale sempre lembrar que o uso de bico e mamadeira por tempo prolongado, além de não ser mais necessário para criança, aumenta o risco de cárie e pode deixar os dentes “tortos”.
*Caso algum dia haja um acidente e, um ou mais dentinhos cheguem a cair ou quebrar, é recomendável guardar o fragmento ou mesmo o dente inteiro em um pouco de leite ou soro fisiológico e procurar um dentista com urgência.
*A língua também necessita de cuidados, deve ser limpa com a escova de dentes após cada refeição.
*Além de ser muito importante por levar os alimentos através da boca a fim de que circulem por todos os dentes, a língua é fundamental para a fala.
*As letras L, S e o Z dependem basicamente da língua para serem pronunciadas. O B e o P dependem de um obstáculo exercido pelos lábios e o D e o T pelos dentes.
*A língua é responsável também pelos sabores que sentimos (paladar). Os quatros sabores básicos – doce, salgado, azedo e amargo – são sentidos através das “papilas gustativas” que estão posicionadas na parte superior da língua.
*Na boca também existe a saliva. “Aguinha” responsável pela primeira etapa da digestão, além de proteger a boca de diversos germes. Em um dia podemos “produzir” até um litro e meio de saliva.










Bom, agora vamos seguir nossos estudos sobre a alimentação, vitaminas...Mandaremos notícias!
Jardim Nível 5 e Profe Meire



quarta-feira, 29 de abril de 2009

Turma de 5 anos brincando com balões nas Atividades de Projeto:


Brincar com balões parece algo muito simples, mas quando há vento é preciso se movimentar rapidamente para que ele não caia no chão e estoure.

A turminha sugeriu que as brincadeiras fossem realizadas meninas x meninos.

Havia até torcida organizada!

Como o vento foi aumentando, resolvemos continuar as atividades na sala.


Cuidado para não deixar o balão cair!


É hora de testar o equilíbrio!






"-Ai profe! Tá difícil porque o gu é muito pequeno!"( comentou a aluninha Yasmim Melchior)














Vamos estourar os balões?

He! He! He! Quanta diversão!




Habilidades trabalhadas: Atenção, equilíbrio, percepção espacial e agilidade.
Profª Alessandra

terça-feira, 28 de abril de 2009

A turma C2 descobriu uma brincadeira nova com caixa de papelão!

Foi só encontrar uma caixa de papelão para começar a brincadeira com as crianças e a profª Marisa Carvalho: Sentar dentro da caixa e descer escorregando pela rampa com a ajuda da profª.
Todos aguardavam a sua vez, fazendo a maior festa assistindo os amiguinhos descendo a rampa apesar de sentir um friozinho na barriga!







Profª Marisa Carvalho

segunda-feira, 27 de abril de 2009

A turminha C2 esteve muito participativa nas brincadeiras realizadas durante o projeto com a profª Ale.

Devido a faixa etária tiveram também auílio da profª Marisa Carvalho. O convite para brincar de "se esconder" foi aceito com gritos de alegria. Um amiguinho ficava de costas para o grupo "fechando".

Enquanto outro era coberto com um lençol, assim que o colega estava bem escondido ele era chamado para tentar descobrir "Quem está aí?"

Adivinhou e ganhou um abraço!

Foi muito divertido, pois a criança que deveria adivinhar ficava curiosa, tocava no amigo escondido para ele rir.

E até levantava um pouco o lençol, observando seus sapatos, roupas e mãos. Alguns necessitavam de pistas, outros reconheceram a voz dos amigos.




Outra brincadeira realizada foi uma variação da "Dança da cadeira". Foram colocadas almofadas dispostas em um grande círculo na sala. Quando tocava música, as crianças iam dançando pelo lado de fora do círculo e ao parar a música deveriam procurar uma almofada e sentar-se.


No decorrer da brincadeira as regras se modificaram, já que algumas crianças ficavam chateadas por não ter almofada para elas sentarem, ou seja, deixamos o número de almofadas de acordo com a quantidade de crianças, assim todos teriam um lugar.


Foi muito legal ver a turminha alegre, envolvida, participando das atividades. Gostaram tanto que um tempo depois, quando já haviam parado de brincar, alguns ainda diziam: "-Eu brinquei!" ( Arthur), "-Quem tá aí?".
Objetivos das brincadeiras:
*Proporcionar a interação com os amiguinhos e educadoras, de forma diversificada, aguçando a curiosidade;
*Desenvolver a atenção visual e espacial, a percepção auditiva, a agilidade e o equilíbrio;
*Trabalhar algumas noções: dentro, fora, ligeiro, devagar.
Profª Alessandra

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Chegou o grande dia para as crianças da Peter na Semana da Páscoa..."Caça ao Ninho"!!

A brincadeira Caça ao Ninho na turma C1 foi muito divertida, no início não sabiam exatamente o que iria acontecer...

Chegando no pátio, um por um encontravam o seu ninho.







Alguns amigos queriam conferir o que tinha dentro do ninho...humm quanto doce!!


Vamos sentar para comer um doce?


As crianças da turma C2 chegaram no pátio ansiosos para encontrarem seus ninhos.

Quanta alegria!!








Todos encontraram o seu ninho...ufa!

A turma C3 colocou as máscaras para a brincadeira.

Aos poucos, encontraram seus ninhos escondidos na pracinha.




Todos com seus ninhos, agora é só comer!!


A turma de 4 anos estava empolgada já na saída para a pracinha.



Logo, logo também encontraram seus ninhos com muito chocolate, balas, pirulitos...



Olham estes ninhos coloridos com a carinha do coelho!!





Valeu o esforço...todos com seus ninhos!!

A turma de 5 anos foi rápida, num instante estava com seus ninhos de Páscoa.




Este coelhinho foi muito generoso...

Deixou um ninho para cada criança.


Que Papai do Céu abençoe todas as crianças da Peter.